4 causas de dor neuropática na gestação.

A dor neuropática é aquela que pode ocorrer devido a lesão ou doença em nervos sensitivos e motores. Esse tipo de dor é marcada por sensações que remetem a um choque, dormência, formigamento e inclui tratamentos específicos e medicações que muitas vezes não podem ser utilizadas na gestação. Nesse período, fazemos uso de tratamentos não medicamentosos como fisioterapia, exercícios, acupuntura, medicações de acordo com a fase da gestação, infiltrações de anestésicos locais e corticoides guiados por ultrassonografia que nos casos persistentes ajudam a acelerar a recuperação e o alívio da dor.

Vamos conhecer 4 causas comuns desse tipo de dor:

1- Síndrome do túnel do carpo:
O nervo mediano fica preso embaixo do ligamento transverso no punho causando sintomas como formigamento nas mãos e dificuldade para segurar objetos. É comum devido à retenção de líquidos na gravidez. A infiltração de anestésicos locais e corticoide para diminuir a inflamação e a fenestração do ligamento com agulha para aliviar a pressão no túnel do carpo podem ajudar no tratamento dessa dor.

2- Dor lombar:
A dor nas costas pode ocorrer em até dois terços de todas as gestações e, pode ter a famosa dor ciática ou não. Geralmente ocorre devido à retenção de líquidos, frouxidão de ligamentos e a mudança do centro de gravidade da gestante. Uma alternativa para o alívio dessas dores em crises persistentes é a infiltração peridural do hiato sacral guiada por ultrassonografia. O ultrassom é uma ótima opção porque a gestante não pode receber radiação do raio-X.

3- Meralgia parestésica:
A compressão do nervo cutâneo femoral lateral, que é responsável pela sensibilidade da parte lateral da coxa, pode causar queimação persistente nessa região, causando muito incômodo. A infiltração do nervo no seu local de compressão na região inguinal traz alívio dessa condição.

4- Neuralgia intercostal:
Com o crescimento do abdome pode ocorrer tração de nervos intercostais e subcostais, e a infiltração dos nervos intercostais guiada por ultrassonografia traz enorme alívio nessa causa de dor na gravidez.
Os bloqueios e infiltrações são grandes aliados do tratamento multidisciplinar das dores na gestação.

Fotografo Clever Freitas

Dra. Luciana Conte

Médica Anestesiologista com Área de Atuação em Dor.